A palavra Páscoa vem da palavra hebraica do grego “pascha” que significam “passagem”. Podem ter diversos significados tais como: passagem da morte para a vida – passagem de Deus para nos salvar – passagem da escravidão para a liberdade, enfim, a passagem pela qual o homem que se encontra neste mundo, passa para um novo céu e uma nova terra.
A Páscoa prefigura a cristo, onde o cordeiro é substituído pelo próprio “Cordeiro de Deus”, Seu Filho, Jesus.
Entretanto, o mundo tem outra definição de “páscoas”. Então, temos a “páscoa” dos coelhos, a “páscoa” dos ovos de chocolates, velas e bebidas que nada lembram a salvação da qual Deus nos oferece. Através de Jesus Cristo.
Tudo isso Desviam nossa atenção do verdadeiro sentido da páscoa, não nos deixando ver que estamos perdidos, necessitando de alguém que nos substitua na morte.
Há apenas a festa dos chocolates, onde tudo parece estar muito bem, ninguém com pecados a resgatar, ninguém necessitado de um Salvador, mas apenas aguardando uma festa totalmente distanciada do verdadeiro cristianismo.

A páscoa de hoje está longe da verdadeira, esses ingredientes jamais fizeram parte da páscoa que foi instituída por Deus.
Coelho na Bíblia é considerado Alimento impuro e nunca foi e nem poderia fazer parte da Páscoa.
Os ingredientes da Páscoa instituida por Deus são:
o cordeiro perfeito sem manchas, sacrificado que simboliza, (comunhão com Deus)
os pães asmos (sem fermento) simboliza a pureza
e as ervas amargas lembra a servidão, escravidão e amargura.
Após todo esse cerimonial aconteceu a saída do povo de Deus do Egito, da servidão para uma pátria própria, a terra prometida. Isso é a verdadeira Páscoa.
E o cristão, deve comemorar a páscoa? – Depende!
Eu Particularmente acredito que não, não da maneira que o mundo hoje comemora porque a própria Bíblia diz em I Coríntios 5: 7 que Cristo é a nossa Páscoa.
O Verdadeiro símbolo da Páscoa é o cordeiro. Cristo é o Cordeiro Pascal, o Cordeiro sem mácula, de pureza incontestável que provou o fel da amargura, que foi sacrificado, morto na cruz reconciliando a humanidade com seu criador. A passagem da morte para a vida eterna, a verdadeira Páscoa.
Feliz Páscoa a todos.